27 de julho de 2011

On The Road #1

Passei o final de semana do dia 16 em Natal, RN e com esse post vou compartilhar minha visão de turista e um pouco do meu olhar de turismóloga; pontuando algumas observações que fiz ao longo da viagem.

Começando com, VIAJAR DE CARRO!

De Recife a Natal são mais ou menos 254.184 quilômetros, o que dura em média 5 horas de viagem, ou seja, muita estrada pela frente.
Saimos às 4h da manhã e o tempo estava nublado, mas a viagem foi bem tranquila.
Todos, fora o motorista CLARO, (rs) aproveitaram para tirar aquela soneca, enquanto eu que não consigo dormir fácil assim aproveitei para observar a paisagem, coisa que adoro fazer. Como saímos de madrugada estava tudo escuro  e no meio da viagem, já passando pela Paraíba pude ver o dia amanhecendo, deu pra curtir essa mudança de cores do céu, uma coisa linda mesmo!
Agora, um detalhe triste de tudo isso foi que na euforia da viagem, saída e arrumar as malas, acabei esquecendo a câmera na mala que ficou no porta mala do carro e só fui lembrar no meio do caminho, ou seja, NUNCA ESQUEÇAM DE TIRAR A CAMERA DA MALA EM UMA VIAGEM DE CARRO. Perdi de tirar fotos lindas da ida para Natal, fico triste só de lembrar...

Enfim,
Chegamos a Natal por volta das 9h e fomos direto conhecer a Pousada Maria Bonita que fica na Praia da Ponta Negra que é linda por sinal gente.

Deixamos a pousada e fomos de carro conhecer a orla de Natal, seguimos pela via costeira, parando em cada ponto turístico para tirar muitas fotos, claro! A via Costeira é um dos sete pontos da “Área Especial de Interesse Turístico” do litoral, por isso a praia é vigiada 24 horas por dia e por 23 câmeras instaladas ao longo do da costa de Natal, localizada entre o Oceano Atlântico e o Parque das Dunas, o lado da praia é tomado por hotéis luxuosos de 4 a 5 estrelas e alguns poucos restaurantes e do outro lado é totalmente tomado pelo Parque das Dunas – uma ampla área verde preservada pelo IDEMA.

A praia de Natal é mesmo linda, muito diferente das praias de Recife que estou acostumada a ir.
Pela via costeira conhecemos três praias em especial:

Praia de Miami, que na verdade se chama Praia de Areia Preta, porém hoje recebe esse nome devido a base militar que os americanos instalaram em plea II Gurra Mundial. Uma característica que observei é que a praia é rodeada pelos prédios luxuosos à beira-mar, mas bem próximo existe um bairro periférico chamado Mãe Luisa localizado atrás dos hotéis de luxo e que faz uma espécie de contraste entre riqueza e pobreza. É também desta praia que se dá para ver o Farol de Mãe Luiza no alto das dunas do Parque das Dunas.

Praia dos artistas, onde fica o Centro de Artesanato de Natal, com uma variedade incrível de coisas legais, desde roupas, utensílios, lembrançinhas a comidas deliciosas da gastronomia natalanse.

Praia do meio, uma das praias mais frequentadas pelos natalenses. Em 2003, começou um projeto de revitalização da praia e das praias vizinhas, algumas ações foram à criação do calçadão e uma imensa área de lazer e esportes foi construída na extremidade norte da praia. Foi nessa praia que aconteceu a gravação do DVD que nós fomos assistir, tem uma área bem grande e comportou um público de aproximadamente 200 mil pessoas.

Seguindo o dia almoçamos em um restaurante típico de natal, O Profeta, depois seguimos para pousada Maria Bonita para fazer o Chek-in e finalmente um tempo de descanso.
Quer dizer... Descanso para alguns, porque no meu caso e do meu amigo não foi assim, chegamos, e logo saímos para a praia do Meio. Como o resto do pessoal queria descansar um pouco resolvemos ir de ônibus, pedimos informações à recepcionista da pousada e seguimos para a parada. Não foi difícil achar, mas o ônibus demorou muito e então resolvemos ir de taxi, o que nos custou R$25. Chegamos às 2 horas na praia, o evento começou às 18 horas e terminou às 23, quase 9 horas seguidas em pé, mas nem preciso comentar que valeu muito a pena. Além do show em si, conversamos e conhecemos pessoas, foi bem divertido. Quando acabou, pegamos o taxi de volta e...preciso compartilhar essa experiência com vocês...

Lembra que lá em cima eu falei que peguei o taxi e deu 25 reais, então... Com esse pensamento eu e meu amigo pegamos o taxi, e de repente começamos a achar tudo muito estranho.  Pelo que já conhecíamos de lá do nosso tour de carro, estranhamos o caminho que o taxista estava fazendo, mas até então não reclamos nada, só que o taxímetro já estava passando de 30 reais, e aí sim sabíamos que algo estava errado... Pra final de história uma viagem que duraria em média 25 reais, custou 51 reais, o motorista foi por um caminho mais longo ao perceber que éramos turistas, DÁ PRA ACREDITAR GENTE?
Chegamos à pousada acabados, o pessoal ainda saiu pra jantar e a gente só queria dormir, dormir, e dormir. E foi isso que fizemos, chegou o fim do primeiro dia em Natal.