19 de julho de 2011

O Turismo entre umas e outras.

O Enoturismo vem aumentando a cada ano, e o blog não quer que você perca essa nova tendência, então te levará hoje para as 10 melhores vinículas do mundo listado pelo Terra.
Antes o que era exclusividade da Europa, principalmente Itália, França e Espanha, hoje é facilmente encontrado em todos os cantos do mundo e não perde em nada para os Europeus.
Para citarmos exemplos não precisamos ir tão longe, nem ao menos atravessar o Atlântico, temos aqui do nosso lado os vinhos de nossos hermanos Argentinos e dos Chilenos; ou até mesmo os fabricados no estado do Rio Grande do Sul que leva o nome dos vinhos Brasileiros a diversos prêmios importantíssimos desde 1996.

Lista do Terra

Foto: Tourism Australia
Vale de Barossa, Austrália - Conhecida por excelentes Riesling, Chardonnay e Syrah 











Foto: Getty Images

Mendoza, Argentina - localizada a 1000 Km de Buenos Aires.
O destaque vai para Melbec, onde muitas produtoras servem com queijos feitos da região, além da degustação a paisagem é um atrativo secundário, onde é possivel ver os Andes.








Foto: Getty Images

Marlborough, Nova Zelândia - A especialidade local é o Sauvignon Blanc, vinho branco muito aprecidado por amantes.









Foto: Getty Images

Vale do Maipo, Chile - Alguns de seus Cabernet Sauvignon e Merlot estão entre os melhores do mundo, brancos como Chardonnay e Sauvignon Blanc tem uma reputação ótima também.








Foto: stock.xchng

La Rioja, Itália - Depende do tempo de envelhecimento, podendo ser provado vinhos de boa qualidade como Crianza, Reserva e Gran Reserva;
Uma dica de hospedagem é na charmosa cidade de Elciego, no Hotel Marqués de Riscal onde tem um spa com vinhoterapia.





Foto: stock.xchng
Bordeaux, França - País do vinho por excelência, portanto já podemos esperar coisa boa por ai. Bordeaux é considerada por muitos a capital mundial do vinho, porém Saint-Émilion leva a fama de possuir os melhores vinhos da França.








Foto: stock.xchng

Van de Napa e Sonoma, California, EUA -
Sonoma é mais tranquila, romântica, portanto um ótimo pedido para você que deseja degustar bons vinhos com seu amor. Napa já fica para os solteirões que deseja mais badalações,, discotecas, spas e porque não uma paquera também né? Recebe 5 (cinco) milhões de turistas ano.
A dica é provar os deliciosos Pinot Noir, Chardonnayu e Caberner Sauvignon.
Tanto em Napa como em Sonoma, você pode ter aulas de cozinha, passeios a cavalo e balão.


Foto: stock.xchng

Vale do Mosel, Alemanha - O ambiente de conto de fadas é um atrativo diferencial. As cidades de Bernkastel-Kues, Cochem e seus arredores têm ruas romanticas, castelos, vinhedos e bodegas, além de um maravilhoso espaço onde você pode fazer um ótimo piquenique desfrutando o Riesling.






Foto: stock.xchng
Stellenbosh, Africa - Sua especialidade são os vinhos branco como Chenin e Sauvignon Blanc, mas tintos como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Pinotage não ficam distantes.









Foto: Getty Images

Toscana, Itália - A Itália disputa com a França o título de principal produtor de vinhos do mundo. Nós brasileiros, temos a idéia de que vinho vem da Itália, até por questões de descendencia e influencias televisivas como os casos de novelas como Terra Nostra e Esperança. A capital de Toscana, Florença produz Chianti, um dos vinhos tintos com melhor reputação mundial. 
A gastronomia italiana, uma das mais apreciadas do mundo da um toque a mais, nada mais delicioso e romantico que sair pela Itália degustando seus inigualáveis vinhos e apreciando sua fantástica gastronomia.


No Brasil

Municípios da Serra Gaúcha como Antônio, Prado, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé e Veranópolis merecem uma visita, porém o destaque fica para Vale dos Vinhedos. Essa região localiza-se no sul do estado e é composta por três municipios, Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, juntas somam 82Km² de extensão e representam 50% de toda a produção vinicola do país. Fato como esse faz com que a região seja o principal pólo de enoturismo (turismo de apreciação de vinhos), do país.
Os atrativos não ficam somente na degustação, os turistas podem colher uvas direto dos pés, conhecer vinhedos e adegas, saborear sucos, geléias, além de aprender sobre a produção do vinho. Dando um ar ainda mais romantico ao assunto, a arquitetura é inspirada em construções italianas.

Outro destino bastante apreciado pelos turistas é São Roque, cidade localizada no estado de São Paulo e fica a 60 quilômetros da capital. 
Devido a grandes áreas verdes a cidade mantem uma temperatura amena o que a transformou em uma estância climática. Além de climática a cidade carrega o título de Estância Turística, devido a riqueza histórica, artística, cultural e ecológica. Confira no site esse delicioso destino http://www.roteirodovinho.com.br

Para você turista mais excêntrico que quer coisas novas, já postei aqui sobre hotéis exóticos e um desses quartos era justamente em um barril de vinho, o hotel De Vrouwe van Stavoren fica na cidade de Stavoren na Holanda. Amantes de bons vinhos que queira entrar de cabeça no turismo enológico, ta ai uma ótima dica.


3 comentários:

Juliana Santiago disse...

Muito interessante, confesso quye sou apreciadora de bons vinhos, mas nunca tinha me interessado por esse tipo de turiamo, brigada pela apresentação a esse assunto tão atrativo. abraços. xD

Juliana Santiago disse...

Muito interessante, confesso quye sou apreciadora de bons vinhos, mas nunca tinha me interessado por esse tipo de turiamo, brigada pela apresentação a esse assunto tão atrativo. abraços. xD

Carol Rodrigues disse...

Ahhh é você =D
Fiquei pensando de onde era o blogueiro que comentou no expresso =)