9 de setembro de 2011

MIMO 2011

"Um encontro de pessoas e ideias interessantes, um panorama de estilos musicais que tem a cara do mundo, dentro de cenários imponentes, são as marcas da Mostra Internacional de Música em Olinda."

Não achei definição melhor que essa para resumir tudo o que a MIMO - Mostra Internacional de Música em Olinda representa para Pernambuco. O festival, que promove concertos gratuitos, exibição de filmes e uma vasta programação de cursos intensivos, chega à oitava edição em 2011, entre os dias 5 e 11 de setembro, nas cidades de Olinda, Recife e também em João Pessoa. Os números indicam o êxito do evento, que integra o Calendário Oficial de Pernambuco: com público estimado em 100 mil pessoas para 2011, a MIMO já recebeu, desde 2004, 270 mil espectadores, realizou 131 concertos, exibiu 55 filmes, teve a participação de 1.850 músicos, beneficiou 12 mil alunos na Etapa Educativa, gerando centenas de empregos diretos ou indiretos.

A MIMO rompeu as barreiras e se expandiu além de Olinda, mas grande parte do evento ainda se concentra lá, e não poderia ser diferente, cidade abriga 19 Igrejas, mais de dez monumentos e diversas galerias e museus. eventos como a MIMO tomam conta das encantadoras ladeiras que tem suas ruas confeitadas de paralelepípedos.



A programação desse ano está bem diversificada, além da banda argentina Gothan Project, contará com presença de um dos maiores compositores da atualidade, o músico norte-americano Philip Glass; participante do movimento artístico Fluxus, ao lado de John Cage, Glass criou trilhas sonoras de filmes como “O show de Truman” e “As Horas”. Ele vai tocar piano na Igreja da Sé no dia 10 de setembro com o violinista Tim Fain. É de graça! IMPERDÍVEL!


Além dos espetáculos musicais, a MIMO também conta com um festival de cinema, com uma seleção de 15 filmes com referências musicais, a programação do Festival MIMO de Cinema é definida pela recente safra nacional e apresenta curtas, médias e longas metragens inéditos em circuito comercial, em especial em Pernambuco. Os filmes são projetados em telões ao ar livre, nos pátios das igrejas da Sé (que é lindo) e Seminário de Olinda, com estrutura para acomodar confortavelmente a platéia. 



E um detalhe importante: toda a programação é gratuita!

A etapa educativa da MIMO contou com a presença de Isaac Karabtchevsky que ministrou o curso de regência com uma orquestra sinfônica completa à disposição dos alunos. Ao final do curso, os alunos participam da programação oficial de concertos da MIMO 2011, regendo a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

A gastronomia não ficou de for da MIMO, o público que visitar os restaurantes da Cidade Alta vai poder conferir um cardápio especial montado para o evento; os chefes prepararam pratos inspirados nas obras dos artistas que participarão ou que serão homenageados no festival. Entre eles está o grupo Gotan Project, o multiinstrumentista Egberto Gismonti e os compositores Philip Glass (EUA) e Arrigo Barnabé (Brasil). 

mais detalhes sobre a programação aqui: http://www.mimo.art.br/programacao

Quem mora por aqui, não pode reclamar, já tem programação para todo o final de semana! E quem não mora, que tal se programar para participar no ano que vem? garanto que vale a pena!

Nenhum comentário: