27 de setembro de 2011

Destinos que inspiraram músicas

A música está sempre ligada ao turismo e é por isso que nós do CYTrip temos um quadro chamado PLAYLISTur e ele está voltando com mais novidades.
O Rock in Rio já acabou e em novembro teremos três dias de SWU. Será que esses eventos e/ou as cidades que os artistas irão passar vai inspirar na composição de alguma música?

Pois é, hoje o blog vem todo cantarolante e dançante pelos destinos que inspiram artistas a compor músicas de todos os estilos. Para isso, vou utilizar a fonte do MSN Viagens que listou 15 cidades que inspiraram músicas.

Hollywood
Acho que já era previsto essa cidade aqui não é mesmo?! Afinal, a cidade das estrelas abriga tanta gente famosa que só podia virar música. E que estrela maior poderia fazer isso se não a Rainha do Pop, Madonna?
Vem com a gente cantar - “Everybody comes to Hollywood


Rio de Janeiro
Ah! Nossa cidade maravilhosa claro virou inspiração de diversos artistas nacionais e internacionais. Black Eyed Peas e Snoop Dogg, por exemplo. Este que sempre faz referências as nossas belas mulheres como no clipe da música “Beautiful”, e quem não se lembra do épico clipe da música “They don’t care about us” do Michel Jackson, com cenas gravadas no Pelourinho, Salvador (BA), mas também na Favela Santa Marta no Rio de Janeiro. Uma das nossas músicas mais conhecidas no exterior é Garota de Ipanema, também parte da inspiração vinda daquela praia deliciosa.
Mas o destaque aqui fica para “Aquele abraço” de Gilberto Gil, que chega cantando - “O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo...”.



Madri
O sertanejo “universitário” está na moda, e para aqueles que curtem como eu e mais apaixonados como eu vão adorar cantar com Fernando e Sorocaba -“No puedo más vivir sir, ti, volta logo pra São Paulo ou eu vou pra Madri”.


Recife
A Veneza Brasileira também inspirou música, nesse caso Alceu Valença resolve soltar o gogó pra cantar: “Eu lembro da moça bonita, da praia de Boa Viagem, fazendo referência a uma das praias mais badaladas da capital pernambucana. Não contente Alceu ainda é inspirado para mais compor outra música de Recife – “Voltei Recife. Foi a saudade que me trouxe pelo braço”.



Nova York
Essa sem dúvida você conhece. O timbre de Frank Sinatra faz uma justa e maravilhosa homenagem à cidade. Tenho certeza que você irá cantar ou ao menos assoviar com a gente - “These vagabond shoes. Are longing to stray. Right through the very heart of it. New York, New York .


Miami
Sem dúvida essa seria outra cidade que não poderia faltar nessa lista. David Guetta faz questão de ressaltar as praias de Miami e The Underdog Project canta que todos amam Miami eu sem dúvida amaria estar por lá – “Everybordy loves Miami”.
Mas aqui o destaque vai para um maluco no pedaço. Sim, esse mesmo que você pensou. Will Smith canta “Miami the city that keeps the roof blazin. Party in the city where the heat is on. - “All night, on the beach till the break of dawn. Welcome to Miami  




Barcelona
Barcelona aproveitou o boom! que os Jogos Olimpicos tem a oferecer e a partir dai passou a crescer turisticamente. A canção que abriu as portas para essa demanda maior de turistas veio na voz de Freddie Mercury e Montserrat Caballé - “Barcelona! Such a beutiful horizon. Barcelona! Like a jewel in the sun…”.


OBS: Esperamos que o Brasil com a Copa do Mundo e Jogos Olimpicos, siga exemplo de Barcelona e passe a desenvolver o turismo da melhor maneira e aproveite esse boom! E não seja uma bolha turística.

Buenos Aires
    Essa vem dos nossos vizinhos hermanos e no ritmo mais apropriado a eles, o tango! Aliás, era...já que nem campeonato de tango eles ganham mais.
    Carlos Gardel canta -“Mi Buenos Aires, tierra florida donde mi vida terminará.”.



    Ilha de Marajó
    Tão conhecida, principalmente nas vozes de Skank e Natirutz e com certeza uma das mais tocadas nos luais por aí a fora. Quem não quer fugir vez ou outra não é mesmo? Ainda mais para um lugar tão bonito como esse no Pará. Exatamente nisso que pensou Gilberto Gil ao escrever a música e cantar - “Pois diga que irá, Irajá, Irajá. Pra onde eu só veja você, você veja a mim só. Marajó, Marajó. Qualquer outro lugar comum, outro lugar qualquer...”.


    Las Vegas
    Aposto que você não imaginava que essa entraria. Oops! Olha eu já no clima de apostas só porque vou falar de Las Vegas. Pois é, aqui Elvis Presley o Rei do Rock vem todo charmoso com seu topete e rebolado mandando bem no rock cantando - “A fortune won and lost on ev’ry deal. All you need’s a strong heart and a nerve of steel. Viva Las Vegas, Viva Las Vegas!”.


    Londres
    O Punk Rock também está presente com a banda Britânica The Clash que convoca todos para uma guerra - "London calling to the faraway towns. Now that war is declared and battle come down".

    Paris
    Obvio que Paris com toda sua iluminação e ar romântico iria inspirar alguém a compor uma música sobre ela não é mesmo? E aqui Camille canta toda emocionada sua despedida de Paris - "finies les balades le long du canal. Le escaliers des cartes postales. C'est fini, Paris. C'est décidé, je me barre"




     California
    Não. Não vamos falar de Red Hot Chili Peppers, apesar de que eu iria adorar. Aqui o brazuca Lulu Santos é o responsável por homenagear California cantando - "Garota eu vou pra California. Viver a vida sobre as ondas."


    São Paulo
    Minha preferida eu confesso.
    Nessa o baiano Caetano Veloso chega a São Paulo e mostra sua surpresa ao entrar na maior cidade brasileira e na sua loucura diária, ritmo bem diferente do que ele vivia na Bahia - "Alguma coisa acontece no meu coração. Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João".



    Chicago
    Bom, essa virou até musical da Broadway e ainda levado para o cinema com Reneé Zellweger e Catherine Zeta-Jones. Aqui você canta toda a trilha musical. – "Come on babe. Why don't we paint the town? And all that Jazz"


    E você, conhece outras músicas inspiradas em destinos? Qual? Eu lembro de muitas outras, mas vou deixar para um próximo post. 

    6 comentários:

    César Lopes disse...

    Com certeza não dá pra esperar o próximo post né? Por isso, adianto aqui algumas pérolas que eu acrescentaria:

    > Ipanema - André Derizans
    > California Dreamin' - The Mamas & The Papas
    > San Francisco - Scott Mckenzie
    > Ilha Bela - Carlos Veloz (São Luís/MA)
    > Linda Baby - Pedro Mendes (Natal/RN)
    > São Paulo - Inocentes
    > Que c'est triste Venise - Charles Aznavour
    > Afrique Antilles - Alpha Blondy
    > Nine out of Ten - Caetano Veloso (nesta Caetano diz que "está vivo" descendo a Portobello Road, em Londres, ao som de Reggae...)
    Vale a pena conferir cada uma delas, e mais ainda conhecer cada destino! Quem me dera...

    É isso aí, ótimo post!

    Eric Leuthier disse...

    Adorei a ideia do post, Dih.

    Eu lembro de poucas músicas... mas tá aí.

    > Recife não tem pra ninguém - João Alexandre (http://www.youtube.com/watch?v=szXCKIkFhD0)
    > California Gurls - Katy Perry
    > Ilha do Sol - Jammil e uma noites

    *A de Recife é a mais bonita, é claro.

    Eric Leuthier disse...

    Lembrei de mais uma

    > Salvador da Bahia - João Alexandre
    http://www.youtube.com/watch?v=7HUq03tyk2s

    Juliana Santiago disse...

    As musicas sempre se inspiram em algo, e o fato de se inspirarem em lugares do mundo é realmente interessante. Amei o post Dih, ainda mais eu apaixonada por musica . :)

    Michelli Ramos disse...

    Voltei Recife. Foi a saudade que me trouxe pelo braço é a mais linda, kkkkkkk

    adorei mesmo <3

    David Iannini disse...

    Oi!
    Sou David Iannini(Produtor de Moda e Styling e editor do blog Acordei Fashionista).
    Está rolando um sorteio bacana no meu blog!
    O vencedor poderá escolher entre uma capa para iPad do Marc Jacobs ou o livro Icons da Louis Vuitton! Participe! O link da promoção é esse:

    http://acordeifashionista.blogspot.com/2011/11/concurso-cultural-bolsasdevalornet.html

    Nos comentários desse post deixe apenas nome e email para contato.
    Mas nos outros posts fique a vontade para deixar seu link.( Se me seguir sigo devolta!)

    Abraço! Boa Sorte!