22 de junho de 2011

A fogueira ta queimando em homenagem a São João...

...O forró já começou vamo gente rapá pé nesse salão 
Chegou o feriado de São João, uma das manifestações mais tradicionais e bacanas de nosso Brasil. Porém, no nordeste esta data é ainda mais esperada e comemorada e hoje o Blog com Diogo Fernando e  Michelli Rammos vai falar desse delicioso evento.


  Festa Junina
São celebrações que acontecem em vários países, historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como “festa de São João”. Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Estonia, Irlanda, Portugal, Malta, França, Ucrânia e outros países da Europa principalmente.
Fonte: Wikipédia
Nos países católicos essa festa é uma forma de homenagear três santos do mês de Junho: São João, Santo Antonio e São Pedro. Portanto é comum nessa época do ano, as pessoas participarem de simpatias para casar.  Essa é a hora de saber se aquele seu namorado que te enrola a oito anos vai vingar ou não né?
Deixando a parte técnica e histórica de lado, vamos partir para o que mais nos interessa. Então já vão vestindo seus trajes e vem comigo em fila dançando no ritmo de São João.


Senhor do Bonfim - BA
O São João realizado na “capital baiana do forró” é considerado uma das melhores e mais tradicionais festas do Nordeste. Mesmo com toda a grandiosidade, o evento não perde suas características tradicionais como trios de sanfoneiros, quadrilhas, bandas de pífanos (calumbis) e a alvorada junina que por onde passa arrasta multidões. Se você achava que Bahia era só Carnaval, se enganou!
Além dos shows, o evento traz também o forró pé de serra no Forrobodó, Forró no Trem, as alvoradas, Show de Espadas e a Casa de São João, onde os turistas poderão curtir outros aspectos da festa e da cultura regional.
Show de Espadas é um espetáculo realizado as vésperas do São João (23) por turistas e bonfinenses que entram em uma guerra pacífica. Para a segurança do evento a prefeitura determina ruas para sua realização, com sinalização e bloqueio preventivo.
Abaixo um pequeno vídeo que encontrei desse espetáculo

Algum problema com seu Sabre de Luz Luke Skywalker?.
Além de Senhor do Bonfim, esse evento ocorre em outras cidades da Bahia como: Itaberaba, Canápolis, Gandu, Santo Amaro, Lençóis, Amargosa, Mairi e até mesmo SALVADOR – Logo se vê que Bahia não é só carnaval não é mesmo?!
Programação Senhor do Bonfim


Aaah, agora é sobre a minha terra? então deixa que Michelli fala, hehe
Não é querendo puxar saco, claro, mas nessa época do ano Pernambuco inteiro respira o São João, até quem não gosta, acaba se envolvendo de alguma forma com as cores, roupas, músicas, danças, comidas...
Aqui em Pernambuco muitas cidades já entraram no clima. Em Recife destaco o Pátio de São Pedro, com apresentações todas as noites pra quem gosta do autêntico pé-de-serra, e outros lugares como Agrestina, Bezerros, Gravatá, Nazaré, e tantos outros que oferecem um belo São João recheado de cultura e diversão.
Mas claro, não poderíamos deixar de falar dos dois maiores pólos, os mais badalados e visitados nesse período do ano, Caruaru e Campina Grande.


Caruaru - PE
São João de Caruaru, PE
Aproximadamente 130 km da capital Recife a cidade realiza um dos maiores eventos de São João do mundo. Aliás, muitos acreditam ser o Maior São João do Mundo.
O evento exalta a cultura local através do folclore como as apresentações de Mamulengo, quadrilhas, literatura de cordel e claro do tradicional forró. Artistas como Zé Ramalho e Dominguinhos são presenças marcadas no evento. Para quem vai a Caruaru curtir o São João, uma boa dica é navegar pelo site oficial da festa acessando o site Caruaru  lá você encontrará guia turístico,os melhores hotéis, praças de alimentação, saberá o que ocorre no pátio do forró, local onde se concentram às festas de artistas principais e muitas outras coisas.

Campina Grande - PB
São João de Campina Grande, PB
Com um dos maiores São João do Mundo, a festa acontece durante os 30 dias do mês de junho, com atrações típicas como quadrilhas, tocadores de sanfona, trem do forró e Círio de São João. Os shows dão um espetáculo à parte.
Campina Grande possui uma megaesturura para receber bem os turistas. São 300 barracas de comida e bebida típica que depois de um bom arrasta pé você poderá provar Queijadinha, Bolo de Banana, Bolo de Aipim, Paçoca, Cocada, Pé-de-Moleque e claro, um bom quentão não é mesmo? São 42 mil metros quadrados para receber todos os turistas. É legal também dá uma olhadinha no site, que tá bem legal, e saber das novidades, também tem os guias de turismo, calendário dos eventos, história do Forró e muitas outras coisas.

e para fechar com chave de ouro, vamos falar de algo que TODOS NÓS GOSTAMOS *-*
Além de tudo isso que já foi apresentado, o São João também nos apresenta uma Gastronomia muito interessante e deliciosa, alguns exemplos:

Arroz doce:  Sobremesa preparada com arroz, leite e açúcar, perfumada com casca de limão e canela.
Bolo de fubá: Feito a base de fubá e algumas pitadas de erva-doce.
Cuzcuz de milho: Feito com flocos de milho, coco ralado e leite de coco.
Milho verde: Este não pode faltar de jeito nenhum!
Pamonha: Uma espécie de bolo feito de milho, e pode ser doce ou salgada.
Pé-de-moleque: Feito de amendoim, o doce tem este nome porque parece um pé cascudo e escuro, como são os pés de moleques.
Quentão: Cachaça preparada com limão, gengibre, canela e açúcar.
Vinho quente: Vinho preparado com frutas canela e gengibre.
Mané-pelado: Um bolo feito de mandioca crua, ralada.
Paçoquinha: Feita de amendoim torrado, bolacha de maisena e leite condensado.
Maçã do amor: Uma maçã mergulhada em calda de açúcar, com um cabo de palito de picolé.
Além de bolo de coco, cachorro-quente, o delicioso pãozinho com molho e salsicha, pinhão cozido, uma castanha característica do sul e o famoso quentão, feito com gengibre, canela e pinga.


ah gente, e só uma dica,
se onde você mora o São João não é muito comemorado mas você quer participar dessa festa, não custa nada reunir a galera e fazer seu próprio arraiá, gente, garanto que vai ser muito divertido.


Bom São João pra todos ;*

Um comentário:

Juliana Santiago disse...

adore o post, muitas curiosidades e fiquei sabendo melhor sobre essa festa, aqui p região norte ela é bem comum, principalmente nos municipios.
bjus