11 de março de 2011

Vale a pena ver de novo #02

Ano passado o CYTrip fez uma parceria com o Oxique para dar dicas de viagens e do que vestir para curtir um pouco de Paraty (RJ). Se você não se lembra, clique aqui que eu refresco sua memória.


Pois bem, hoje vim novamente falar desse maravilhoso destino, porém, com outro intuito; o de alertar sobre o uso (in)sustentável do turismo.
Hoje em dia toda forma de administração e empreendimento deve ser pensado com sustentabilidade, é o tema do século e no Turismo não é diferente. 
O turismo já foi taxado por muitos como o principal fator de degradação do meio ambiente, mas sabemos ou deveríamos saber que o turismo feito por Profissionais Capacitados, é um importante meio para a preservação e conservação do natural, cultural e histórico, conscientizando não só os turistas mas também a comunidade local.
O turismo desenvolvido com sustentabilidade faz com que seja trabalhado os três pilares simultaneamente, ou seja, socialmente e ecologicamente suportável, ecológico e economicamente viável, economicamente e socialmente equitativo.




Foi lendo um artigo no site CicloVivo que falava do turismo fora de controle em Paraty que resolvi criar esse post. O artigo fala do aumento da demanda de turistas na temporada 2009/2010 e dos números expressivos que Paraty recebeu durante o ano novo e no carnaval, trazendo "benefícios" financeiramente, porém o resultado pós folia é de degradação de um destino com belezas encantadoras.
Praia de Trindade por Guilherme Torres | Fonte: Flickr
Para minimizar esses problemas o instituto EcoBrasil e o BioAtlântica em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, fará pesquisas na área para tentar controlar o fluxo de turistas no destino, assim como já é feito em outros locais como Fernando de Noronha. 
Então faço aqui um apelo quase solitário aos políticos, comunidade receptora e emissora, pessoas envolvidos com o turismo.


Vamos levar o turismo a sério, trabalhar com ética e visando sempre a sustentabilidade. Fazer turismo não é apenas montar seus pontos de venda, criar dois ou três pacotes e vender em massa de forma desordenada. Há todo um conjunto a ser trabalhado para que esse destino possa ser aproveitado por muitas e muitas gerações!!!
Pra que chamarmos os "bombeiros" se podemos evitar o fogo?



Leia aqui o artigo do CicloVivo na íntegra.


______________________________
O blog está no twitter também, 
Dicas de posts, sugestões ou críticas?
Mande um e-mail para chooseyourtrip@hotmail.com

Um comentário:

JhonSiller disse...

Cara se todo mundo se concientizar sai tudo certo.
Adoro os posts que vc faz aqui. parabens