13 de março de 2011

Escolha sua viagem, escolha Morretes (PR)

Opá gente, como vão, tranquilos?
Hoje estou atendendo a uma sugestão da leitora e colega, Jamile Alves, fotógrafa de Maringá que se interessou por Morretes, localizado na região litorânea do Paraná. Quer conhecer o trabalho dela? Confira aqui a galeria do Flickr e aqui o seu blog.
Para o post não ficar carregado e cansativo, vou dividi-los em três partes e até sexta-feira vocês terão todas as informações de Morretes para seguir viagem.

Morretes, atrativos e Barreado.
Morretes é um munícipio brasileiro localizado na região litorânea do Paraná à 80Km da capital Curitiba, o acesso a cidade é rodoviário ou ferroviário.
Portal de entrada da Estrada da Graciosa
De carro, a opção é a Estrada da Graciosa e gente; vale a pena!!! Um pouco mais de 30km de muitas curvas, paralelepipedos e paisagens panorâmicas que tiram o folego de QUALQUER TURISTA com encostas floridas, mata Atlântica, picos e cachoeiras. A estrada tem muitos mirantes em que o turista pode parar para fotografar, apreciar a paisagem e comprar algumas guloseimas pelo caminho.
Serra do Mar
De trem a viagem dura 3 horas, são 110Km em meio à Serra do Mar, cortando a mata e passando por um total de 13 túneis e pontes. A estrada de ferro é uma das mais antigas em funcionamento do Brasil. Os passeios acontecem aos finais de semana.

A cidade de Morretes oferece uma variedade de atrativos, para todos os gostos turisticos. O centro da cidade tem suas construções históricas bem conservadas com museus e espaços culturais. Mas o forte de Morretes é o turismo de aventura e o ecoturismo. A gama de atividades é enorme, como bóia-cross, rafting, canoagem, trekking no Parque Estadual do Marumbi, passeios ecológicos que te levam até o salto dos Macacos e da Fortuna, entre outros.
Barreado

Para dar água na boca e repor as energias de um dia cheio de atividades você viajante, não pode deixar de degustar o Barreado. Prato típico da região e ainda mais conhecido na cidade de Morretes.
A iguaria é preparada em panela de barro, com pedaços de carne e farinha de mandióca e servida com banana da terra e laranja.




_____________________

ATENÇÃO!
Infelizmente o turismo sofre muito com fenômenos naturais. O litoral do Paraná foi atingido no fim da semana passada por fortes chuvas e Morretes foi uma das cidades mais atingidas, afetando 15 mil pessoas. Na manhã de sábado (12) a Prefeitura decretou estado de emergência.
Como o post já estava sendo criado, resolvi ainda sim postar. Mas ainda sim, peço para que os turistas que pensaram em desistir de viajar a Morretes, não desistam e os que ainda pensam, procurar informações mais detalhadas sobre essa tragédia.
Aliás, informações como clima, tempo, situação política, entre outras, devem ser SEMPRE consultadas antes de uma viagem.

_____________________________

Faça como Jamile Alves, mande suas sugestões para
chooseyourtrip@hotmail.com
O blog está no twitter também



3 comentários:

Andiara Druzian disse...

Grande Paraná... esconde grandes riquezas e cenários encantadores.
Não deixe de experimentar o Barreado, gosto tipico daquela terra.
Parabéns pela iniciaitva, nosso país merece divulgações como essa.

Anônimo disse...

Olá amigo,quer agradecer primeiramente pela atenção dada ao meu pedido...
Eu adorei o post,não vejo a hora da cidade voltar ao normal para eu ir conhecer...
Aguardo anciosa o restante dos post a seguir!
Grande beijo!

Lidi Vieira disse...

Adorei o post... Tomara q essa tragedia não tenha acabado com a beleza desse lugar =/
Tem um selinho pra vc no meu blog!
Beijinhos