13 de outubro de 2010

Vale a pena ver de novo

Algumas atitudes é que farão a diferença e decidirão se você voltará ou não para o lugar já visitado.
Muitos turistas não planejam sua viagem visando a sustentabilidade. HOJE, não basta somente descobrir como chegar, encontrar companheiros e escolher o destino. Viajar se tornou algo mais complexo.
Em época onde o assunto mais tratado é a sustentabilidade, nada melhor que o próprio turismo ser uma das ferramentas na hora de conscientizar a população e trazer beneficios tanto para o visitante quanto para o visitado.

Então lá vai algumas dicas:

Antes:
  1. Pesquise se o local a ser visitado é um destino que traz beneficios para você turista, comunidade, fauna e flora local.
  2. Opite por acomodações e transportes que priorizam o racionamento de energia, com fontes limpas, efiecientes e que promovam a conscientização dos usuários.
  3. Não leve para a viagem produtos que possa encontrar no destino; em compensação traga tudo que possa ser encontrado lá pra sua residência. Isso gera emprego e renda pra população além da valorização das tradições locais.
Durante:
  1. Lixo! Bom, essa é uma dica que não era pra ser dada, deveria fazer parte do dia-a-dia. Recolha o lixo e separe o reciclável do orgânico.
  2. Ao dividir o carro com outras pessoas e mantendo o veículo em boas condições, você minimiza o impacto da poluição.
  3. Reserve um tempo para conhecer a cultura local a comunidade, costumes, passado. Curta os sabores locais, comidas típicas trazem consigo um grande valor simbólico.
Volta:
  1. Efeito multiplicador; comente sobre suas viagens. Divulgue o que você viu; boca a boca, fotos, blogs, videos.
  2. Há sempre projetos relevantes de conservação, desenvolvimento sustentável e educação ambiental; conheça e apoie.
  3. Mantenha contato com os amigos feito nas viagens.
O Brasil é um dos países que fazem parte de uma Força Tarefa para o desenvolvimento do turismo sustentável. A cidade de Paraty (RJ) foi escolhida como projeto piloto pela sua diversidade, apresentando áreas naturais protegidas, patrimônio histórico e culturas tradicionais

Então aqui está minha dica; faça um planejamento antes de cair na estrada e veja a melhor maneira para realizar um turismo sustentável; assim terá a certeza de que poderá visitá-lo novamente. #ChooseYourDestiny

Um comentário:

Maurício Pascoal disse...

Adorei essas Dicas.
Nunca pensei em pensar nisso tudo antes de viajar. hauahauahau

Vou seguir!
=P~