Pois bem, hoje vim novamente falar desse maravilhoso destino, porém, com outro intuito; o de alertar sobre o uso (in)sustentável do turismo.
Hoje em dia toda forma de administração e empreendimento deve ser pensado com sustentabilidade, é o tema do século e no Turismo não é diferente.
O turismo já foi taxado por muitos como o principal fator de degradação do meio ambiente, mas sabemos ou deveríamos saber que o turismo feito por Profissionais Capacitados, é um importante meio para a preservação e conservação do natural, cultural e histórico, conscientizando não só os turistas mas também a comunidade local.
O turismo desenvolvido com sustentabilidade faz com que seja trabalhado os três pilares simultaneamente, ou seja, socialmente e ecologicamente suportável, ecológico e economicamente viável, economicamente e socialmente equitativo.
Foi lendo um artigo no site CicloVivo que falava do turismo fora de controle em Paraty que resolvi criar esse post. O artigo fala do aumento da demanda de turistas na temporada 2009/2010 e dos números expressivos que Paraty recebeu durante o ano novo e no carnaval, trazendo "benefícios" financeiramente, porém o resultado pós folia é de degradação de um destino com belezas encantadoras.
Praia de Trindade por Guilherme Torres | Fonte: Flickr |
Então faço aqui um apelo quase solitário aos políticos, comunidade receptora e emissora, pessoas envolvidos com o turismo.
Vamos levar o turismo a sério, trabalhar com ética e visando sempre a sustentabilidade. Fazer turismo não é apenas montar seus pontos de venda, criar dois ou três pacotes e vender em massa de forma desordenada. Há todo um conjunto a ser trabalhado para que esse destino possa ser aproveitado por muitas e muitas gerações!!!
Pra que chamarmos os "bombeiros" se podemos evitar o fogo?
Leia aqui o artigo do CicloVivo na íntegra.
______________________________
O blog está no twitter também,
Dicas de posts, sugestões ou críticas?
Mande um e-mail para chooseyourtrip@hotmail.com
Um comentário:
Cara se todo mundo se concientizar sai tudo certo.
Adoro os posts que vc faz aqui. parabens
Postar um comentário