O Enoturismo vem aumentando a cada ano, e o blog não quer que você perca essa nova tendência, então te levará hoje para as 10 melhores vinículas do mundo listado pelo Terra.
Antes o que era exclusividade da Europa, principalmente Itália, França e Espanha, hoje é facilmente encontrado em todos os cantos do mundo e não perde em nada para os Europeus.
Para citarmos exemplos não precisamos ir tão longe, nem ao menos atravessar o Atlântico, temos aqui do nosso lado os vinhos de nossos hermanos Argentinos e dos Chilenos; ou até mesmo os fabricados no estado do Rio Grande do Sul que leva o nome dos vinhos Brasileiros a diversos prêmios importantíssimos desde 1996.
Lista do Terra
Foto: Tourism Australia |
Vale de Barossa, Austrália - Conhecida por excelentes Riesling, Chardonnay e Syrah
Foto: Getty Images |
Mendoza, Argentina - localizada a 1000 Km de Buenos Aires.
O destaque vai para Melbec, onde muitas produtoras servem com queijos feitos da região, além da degustação a paisagem é um atrativo secundário, onde é possivel ver os Andes.
Foto: Getty Images |
Marlborough, Nova Zelândia - A especialidade local é o Sauvignon Blanc, vinho branco muito aprecidado por amantes.
Foto: Getty Images |
Vale do Maipo, Chile - Alguns de seus Cabernet Sauvignon e Merlot estão entre os melhores do mundo, brancos como Chardonnay e Sauvignon Blanc tem uma reputação ótima também.
Foto: stock.xchng |
La Rioja, Itália - Depende do tempo de envelhecimento, podendo ser provado vinhos de boa qualidade como Crianza, Reserva e Gran Reserva;
Uma dica de hospedagem é na charmosa cidade de Elciego, no Hotel Marqués de Riscal onde tem um spa com vinhoterapia.
Foto: stock.xchng |
Bordeaux, França - País do vinho por excelência, portanto já podemos esperar coisa boa por ai. Bordeaux é considerada por muitos a capital mundial do vinho, porém Saint-Émilion leva a fama de possuir os melhores vinhos da França.
Foto: stock.xchng |
Van de Napa e Sonoma, California, EUA -
Sonoma é mais tranquila, romântica, portanto um ótimo pedido para você que deseja degustar bons vinhos com seu amor. Napa já fica para os solteirões que deseja mais badalações,, discotecas, spas e porque não uma paquera também né? Recebe 5 (cinco) milhões de turistas ano.
A dica é provar os deliciosos Pinot Noir, Chardonnayu e Caberner Sauvignon.
Tanto em Napa como em Sonoma, você pode ter aulas de cozinha, passeios a cavalo e balão.
Foto: stock.xchng |
Vale do Mosel, Alemanha - O ambiente de conto de fadas é um atrativo diferencial. As cidades de Bernkastel-Kues, Cochem e seus arredores têm ruas romanticas, castelos, vinhedos e bodegas, além de um maravilhoso espaço onde você pode fazer um ótimo piquenique desfrutando o Riesling.
Foto: stock.xchng |
Stellenbosh, Africa - Sua especialidade são os vinhos branco como Chenin e Sauvignon Blanc, mas tintos como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Pinotage não ficam distantes.
Foto: Getty Images |
Toscana, Itália - A Itália disputa com a França o título de principal produtor de vinhos do mundo. Nós brasileiros, temos a idéia de que vinho vem da Itália, até por questões de descendencia e influencias televisivas como os casos de novelas como Terra Nostra e Esperança. A capital de Toscana, Florença produz Chianti, um dos vinhos tintos com melhor reputação mundial.
A gastronomia italiana, uma das mais apreciadas do mundo da um toque a mais, nada mais delicioso e romantico que sair pela Itália degustando seus inigualáveis vinhos e apreciando sua fantástica gastronomia.
No Brasil
Municípios da Serra Gaúcha como Antônio, Prado, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé e Veranópolis merecem uma visita, porém o destaque fica para Vale dos Vinhedos. Essa região localiza-se no sul do estado e é composta por três municipios, Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, juntas somam 82Km² de extensão e representam 50% de toda a produção vinicola do país. Fato como esse faz com que a região seja o principal pólo de enoturismo (turismo de apreciação de vinhos), do país.
Os atrativos não ficam somente na degustação, os turistas podem colher uvas direto dos pés, conhecer vinhedos e adegas, saborear sucos, geléias, além de aprender sobre a produção do vinho. Dando um ar ainda mais romantico ao assunto, a arquitetura é inspirada em construções italianas.
Outro destino bastante apreciado pelos turistas é São Roque, cidade localizada no estado de São Paulo e fica a 60 quilômetros da capital.
Devido a grandes áreas verdes a cidade mantem uma temperatura amena o que a transformou em uma estância climática. Além de climática a cidade carrega o título de Estância Turística, devido a riqueza histórica, artística, cultural e ecológica. Confira no site esse delicioso destino http://www.roteirodovinho.com.br
Para você turista mais excêntrico que quer coisas novas, já postei aqui sobre hotéis exóticos e um desses quartos era justamente em um barril de vinho, o hotel De Vrouwe van Stavoren fica na cidade de Stavoren na Holanda. Amantes de bons vinhos que queira entrar de cabeça no turismo enológico, ta ai uma ótima dica.
3 comentários:
Muito interessante, confesso quye sou apreciadora de bons vinhos, mas nunca tinha me interessado por esse tipo de turiamo, brigada pela apresentação a esse assunto tão atrativo. abraços. xD
Muito interessante, confesso quye sou apreciadora de bons vinhos, mas nunca tinha me interessado por esse tipo de turiamo, brigada pela apresentação a esse assunto tão atrativo. abraços. xD
Ahhh é você =D
Fiquei pensando de onde era o blogueiro que comentou no expresso =)
Postar um comentário