31 de março de 2011

Turismo de chocolate ao lúdico - Chocofest 2011

Páscoa, páscoa. Ó tão saborosa páscoa.

Pois é gente, de que adiantou fazer duas horas a mais na esteira ou não ir aquele churrasco evitando de cair em tentações, e tudo isso para manter a boa forma no carnaval e arrazar na avenida; sendo que, agora vem ela - A PASCOA.
Mas se você turista não está se importando em parecer um sonho de valsa ou um chokito pós páscoa; vem comigo que eu tenho a dica de comemorar essa saborosa data em Gramado, com atrações em que você chocolatra assim como eu, irá se deliciar.

Gramado pra quem não conhece é um município do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Serra Gaúcho.
Atualmente é o maior pólo turístico do estado e um dos mais importantes do Brasil, com belezas naturais e arquitetônicas estilo européias.
Gramado se destaca no turismo principalmente através de Eventos, como um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina, o Festival de Cinema de Gramado e Natal Luz
 



 Chocofest 2011

O evento será realizado entre os dias 7 e 24 de abril, onde a cidade já maravilhosa fica toda enfeitada resgatando as tradições pascais.
O Chocofest vem comandado pelo Conde Guloseima e sua turma, mostrando que o lúdico e o religioso misturado e bem preparado torna-se também tão gostoso quanto nossos sempre tão saborosos chocolates.
Diversas atrações serão apresentadas como:
  • O Casamento do Conde Guloseima com a Condeça Doçura;
  • Desfiles de peças e ornamentos feitos em açucar - Essa vai pro blogueiro Maurício Pascoal do Oxique; 
  • Desfiles de crianças, coelhos personagens da páscoa e carros alegóricos;
  • Contos, como a de um Gnomo fabricante de chocolate, que vê a páscoa ameaçada por um Mago, e com a ajuda de Fada Cacau e do Coelho da Páscoa o Gnomo consegue salvar a páscoa pra felicidade da criançada.
  • Fogão Mágico da Vovó Coelha, onde ensina a criançada a preparar seus próprios doces;
  • Ovos de páscoa GIGANTES de 2 metros de altura que eu comeria fácil;
  • Maquilagem pras crianças feita por Louize Wasem, onde os produtos são de chocolate especial, comestíveis e atóxicos e sabores de limão, baunilha, uva, morangos, menta e abacaxi.
  • Caça ao coelho da páscoa e ao ninho, como é sempre tão esperado não é mesmo?
E muitas outras atrações que você pode conferir clicando aqui.



A diversão, integração e interatividade é garantida, principalmente pra criançada. Mas o evento não leva pontos somente por suas atrações, os projetos sociais e ecológicos é garantido com diversas atrações que ensinam as futuras gerações a importância de cuidar do nosso planeta, recilando e reaproveitando materiais.
Algumas das atrações cobram um agasalho que será doado para a Campanha do Agasalho da Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Gramado

Serviços de hospedagem, hospedagens para cães, alugueis de automóveis, alimentação e outros eu vou deixar aqui o site da Prefeitura de Gramado; pois são diversas opções, das mais variadas, de vários preços e disponibilidades. Para você que se interessou, ente no http://www.gramado.rs.gov.br/ que tem todas essas dicas.


_______________________________

Andou conhecendo lugares maravilhosos
e quer compartilhar conosco?
Tem dicas, sugestões e críticas?
Quer ser parceiro do CYTrip?
Escreva para chooseyourtrip@hotmail.com


22 de março de 2011

Hotéis exóticos, o diferencial na hora do descanço.

Já imaginou dormir em uma cabine de comando de um Boing 747? Tonéis de vinho? Ou quem sabe passar a lua de mel em um castelo e ser feliz para sempre com seu amado? Pois é meu povo, hoje o Choose Your Trip veio falar de hospedagens exóticas. 
Venha comigo pra essa viagem...

Os fatores motivadores principais que levam o turistas a conhecer um determinado destino são seus atrativos naturais e históricos/culturais, porém a rede hoteleira quer deixar de ser apenas um serviço turístico e passar a fazer parte também do pacote de atrativos.

Jumbo Hostels
Exemplo disso é o Jumbo Hostel em Estocolmo na Suécia, esse hotel exótico é nada menos que um Jumbo 747-200 de 1976 e se você ainda quer mais, pegue seu pára-quedas e passe a noite na suíte de luxo, digo no cockpit do avião.

Jumbo Hostels, por Schneider Lioba


Na Holanda o exotismo é outro, os hospedes são convidados a passar suas noites em tonéis de vinho, isso mesmo. Os barris antigamente eram usados para o armazenamento de vinho, ou seja, não foram construídos especificamente para hospedagens, portanto é de se esperar que o cheiro de vinho esteja impregnado. Se você está achando que portanto o local é minúsculo se surpreenderá que nesse espaço abriga duas camas, um banheiro e uma sala de estar com TV e rádio. O hotel De Vrouwe van Stavoren fica na cidade de Stavoren na Holanda.




Grrrrr!!! É comum as pessoas falarem que gostam de frio, ainda mais quando se tem uma companhia  romântica não é mesmo? Então que tal inovarmos e levarmos nossos amores para passar uns dias na Suíça? Melhor ainda se for em um Iglu romântico não é mesmo? É isso que a rede Iglu-Dorf proporciona para os pombinhos, com diversos hotéis espalhados pela Europa.
-
Iglu-Dorf



Já você, princesa que teve a felicidade de encontrar seu principe ta na hora de ter um reino não é? O Clontar Castle Hotel em Dublin na Irlanda, realiza esse sonho, que além da hospedagem, oferece casamentos para que você e seu principe façam os votos de felizes para sempre como nos contos de fadas.

Clontarf CastleHotel



Esses são só alguns exemplos de hotéis exóticos que temos, você que se interessou e quer conhecer outros diferentes modos de hospedagens confira esse site http://www.unusualhotelsoftheworld.com/, são muitos outros em formas de iglus, castelos, casas de árvores para você que nunca conseguiu ter uma; enfim, uma imensidão de opções.
Agora, faça suas malas e venha com o Choose Your Trip se hospedar nessas deliciosas, confortantes e luxuosas camas. 


______________________________

O blog está no twitter, @CYTrip
e quem posta também, segue lá @dihpardal

Tem sugestões de posts ou críticas?
Escreva para chooseyourtrip@hotmail.com


18 de março de 2011

Escolha sua viagem, escolha Morretes (PR) #03


Alimentação e souvenir.

Onde comer?

Bom, chegou o assunto mais delicioso da nossa viagem. No primeiro post, falei sobre o Barreado; iguaria preparada em panela de barro, feito com pedaços de carne e farinha de mandióca, normalmente servido com laranjas e banana da terra. Pois bem, mas onde encontrar pratos como esses e outros para saborear a gastronomia local? Até porque, você turista não vai à Morretes ou a qualquer outro lugar do mundo para comer um McDonald's não é mesmo?

Restaurante Casarão
Largo Dr. José Pereira, nº 25 
(41) 3462 1314
A diferença: A diferença aqui não fica por conta apenas dos sabores e sim pela preocupação que a família do Restaurante Casarão tem com o meio ambiente. Eles mantém uma área de 30 hectares no Parque Estadual do Marumbi e que está próximo de ser uma RPPN (Reserva Particular de Preservação Natural). 

RESTAURANTE EMPÓRIO DO LARGO
Largo Dr. José Pereira, nº 152 - Centro 
(41) 3462-1190

RESTAURANTE E PIZZARIA TERRA NOSSA
Rua XV de Novembro, nº 109
(41) 3462-2174

RESTAURANTE MADALOZO
Rua Almirante Frederico de Oliveira, nº 16
(41) 3462 1410/ 3462 1648
www.madalozo.com.br

RESTAURANTE PANORÂMICO PONTE VELHA
Rua Almirante Frederico de Oliveira, nº 13
(41) 3462 1674
www.morretespontevelha.com.br   

Souvenir

Bom, você certamente vai se lembrar de seus pais, irmãos, namorada, amigos e até mesmo a sogra que ficaram pra trás e vai querer levar uma lembrancinha de Morretes pra eles certo? Certo, porque você é uma pessoa bondosa. 
Por mais que você consiga gentilmente a receita do Barreado, convenhamos que não conseguirá repetir o sabor do típico na sua casa pra seus entes queridos, ainda mais com a sogra no seu pé gorando sua receita. Então que tal comprar peças artesanais da região?!

Porto Morretes – Cachaça Artesanal
Estrada Marumbi, s/nº.
(41) 3077-4487 | 3462-2743
www.portomorretes.com.br 

Antiquário e Artesanato Luzeiros
Rua XV de Novembro, 81
(41) 9987-9447
E-mail: leizabueno@hotmail.com

Armazém do Artesanato
Largo Lamenha Lins, 46
(41) 3462-1628
Artes da Terra
Largo Lamenha Lins, 78
 (41) 3462-2976

Templo dos Licores – Marcos Kaniak
Porto de Cima / Estrada da Graciosa
(41) 3462-2486 | 9676-3817  


Bom gente, chega ao fim nossa 'viagem' a Morretes. Lembrando que, a região litorânea do Paraná sofreu com as fortes chuvas e está decretado estado de emergência,portanto, não sendo aconselhável uma viagem para essa região nesse momento,mas você que se interessou, pode guardar as dicas do blog e ir em uma outra oportunidade.
Faça como Jamile Alves que sugeriu o tema dessa semana, e faça sua sugestão também. Mande um e-mail para chooseyourtrip@hotmail.com


_____________________________

Siga o blog no twitter

16 de março de 2011

Escolha sua viagem, escolha Morretes (PR) #02

Chegamos a mais uma parte da nossa viagem a Morretes. 
Você leitor que anda acompanhando os telejornais, sites e noticiários, deve saber o que anda acontecendo pelo litoral paranaense, principalmente Morretes e Antonina. Não seria o melhor momento pra fazer uma propaganda de um destino nessas circunstâncias, mas como já tinha começado, decidi ir até o fim. Então favorite esses posts você que se interessou e quando a região se estabilizar, você possa curtir tudo que Morretes tem a oferecer.

Receptivo e hospedagem.

Quem te recebe?

Calango Expedições - Eles oferecem diversos pacotes para um ou dois dias e para todos os tipos de turista.
Atividades como canoagem, rafting, bóiacross, cicloturismo, citytour, jeep safari, passeios ecológicos e passeios pela Serra do Mar de trem que inclusive é uma viagem maravilhosa, com paisagens de tirar o fôlego. Portanto, não esqueçam suas máquinas.
Cada atividade tem um preço e especificações, portanto deixo o contato da empresa para que vocês tirem suas dúvidas.

A Calango Expedições fica localizada na
Praça Rocha Pombo, s/nº
Estação Ferroviária
(41) 3462-2600

Onde se hospedar?

Pousada Dona Siroba - Prédio construído por colonos italianos em 1898 e Patrimonio Histórico.
Lazer: Campo society, quadra de volei, piscina com água natural, mesa de tênis, lago para pesca, parque infantil para as criançadas e mesa de bilhar.
Atividades: A própria pousada oferece atividades como descer o rio Nhundiaquara de bóia e passeios ecológicos.
Restaurante: a pousada possui seu próprio restaurante que no cardápio LÓGICO não poderia faltar o Barreado, comida típica da região em que você turista não pode deixar de degustar.

Opções de hospedagem:

6 Chalés
  • Dormitório de casal
  • Dormitório de solteiro c/ 2 camas (somente no chalé 3)
  • Banheiro
  • Cozinha (somente nos chalés 1, 2 e 3)
  • Sala com TV
  • Internet liberada para hóspedes
  • Frigobar
  • Ar condicionado

Acomodam até 4 pessoas. R$180,00 por casal e café da manhã incluso. Crianças com menos de 7 anos não pagam.
Chalé número 3, acomoda até 6 pessoas com preços diferenciados no caso de ter mais de dois hóspedes.

Camping: R$20,00 - café da manhã não incluso e com direito a usufruir das instalações da pousada.

Apartamentos: 
Para 2 pessoas - R$120,00 com café da manhã incluso.
Para 3 pessoas - R$130,00 com café da manhã incluso.
Crianças com menos de 7 anos não pagam.

Casa:
Com no mínimo 2 diárias.
Acomoda até 10 pessoas com direito de usufruir das instalações da pousada. Localizada fora da pousada.
S/ serviços - R$300,00 | C/ serviços - R$400,00
(serviço é a inclusão do café da manhã e roupa de cama)

A Pousada Dona Siroba está localizada na
Praça Comendador Macedo - Porto de Cima
(41) 3462-2006, (41) 3462-1522

Outras opções:

Nhundiaquara Hotel
Rua General Carneiro (Rua das Flores), 13
Centro Histórico
(41) 3462-1228 (41) 3462-1267 

Pousada Graciosa
Estrada da Graciosa, Km 8 
Porto de Cima
(41) 3462-1807 
Pousada Estância Maktub
Caminho de Itupava, Km 1,7
Porto de Cima
(41) 3462-1374 (41) 9978-8209 

Pousada Ilha do Rio
Estrada da Graciosa, Km 7,5
Porto de Cima
(41) 3462-1400 

Por último deixei a simpática Pousada Vovó Idalina com preços acessíveis para você turista que quer apenas uma boa cama para passar a noite. Oferecem também cozinha coletiva e café da manhã. Ocomodações para até 4 pessoas com TV, ventilador, roupa de cama e banho.
Menor preço: R$69,00 | Maior Preço: R$89,00.
Endereço: Rua Adolfo Werneck, 326
Rócio
(41) 9905-1428 (41) 8462-8290 
orkut (sim gente, tem orkut. Que chique né?)


______________________________

Siga o blog no twitter
@CYTrip
Sugestões e críticas?
chooseyourtrip@hotmail.com







13 de março de 2011

Escolha sua viagem, escolha Morretes (PR)

Opá gente, como vão, tranquilos?
Hoje estou atendendo a uma sugestão da leitora e colega, Jamile Alves, fotógrafa de Maringá que se interessou por Morretes, localizado na região litorânea do Paraná. Quer conhecer o trabalho dela? Confira aqui a galeria do Flickr e aqui o seu blog.
Para o post não ficar carregado e cansativo, vou dividi-los em três partes e até sexta-feira vocês terão todas as informações de Morretes para seguir viagem.

Morretes, atrativos e Barreado.
Morretes é um munícipio brasileiro localizado na região litorânea do Paraná à 80Km da capital Curitiba, o acesso a cidade é rodoviário ou ferroviário.
Portal de entrada da Estrada da Graciosa
De carro, a opção é a Estrada da Graciosa e gente; vale a pena!!! Um pouco mais de 30km de muitas curvas, paralelepipedos e paisagens panorâmicas que tiram o folego de QUALQUER TURISTA com encostas floridas, mata Atlântica, picos e cachoeiras. A estrada tem muitos mirantes em que o turista pode parar para fotografar, apreciar a paisagem e comprar algumas guloseimas pelo caminho.
Serra do Mar
De trem a viagem dura 3 horas, são 110Km em meio à Serra do Mar, cortando a mata e passando por um total de 13 túneis e pontes. A estrada de ferro é uma das mais antigas em funcionamento do Brasil. Os passeios acontecem aos finais de semana.

A cidade de Morretes oferece uma variedade de atrativos, para todos os gostos turisticos. O centro da cidade tem suas construções históricas bem conservadas com museus e espaços culturais. Mas o forte de Morretes é o turismo de aventura e o ecoturismo. A gama de atividades é enorme, como bóia-cross, rafting, canoagem, trekking no Parque Estadual do Marumbi, passeios ecológicos que te levam até o salto dos Macacos e da Fortuna, entre outros.
Barreado

Para dar água na boca e repor as energias de um dia cheio de atividades você viajante, não pode deixar de degustar o Barreado. Prato típico da região e ainda mais conhecido na cidade de Morretes.
A iguaria é preparada em panela de barro, com pedaços de carne e farinha de mandióca e servida com banana da terra e laranja.




_____________________

ATENÇÃO!
Infelizmente o turismo sofre muito com fenômenos naturais. O litoral do Paraná foi atingido no fim da semana passada por fortes chuvas e Morretes foi uma das cidades mais atingidas, afetando 15 mil pessoas. Na manhã de sábado (12) a Prefeitura decretou estado de emergência.
Como o post já estava sendo criado, resolvi ainda sim postar. Mas ainda sim, peço para que os turistas que pensaram em desistir de viajar a Morretes, não desistam e os que ainda pensam, procurar informações mais detalhadas sobre essa tragédia.
Aliás, informações como clima, tempo, situação política, entre outras, devem ser SEMPRE consultadas antes de uma viagem.

_____________________________

Faça como Jamile Alves, mande suas sugestões para
chooseyourtrip@hotmail.com
O blog está no twitter também



11 de março de 2011

Vale a pena ver de novo #02

Ano passado o CYTrip fez uma parceria com o Oxique para dar dicas de viagens e do que vestir para curtir um pouco de Paraty (RJ). Se você não se lembra, clique aqui que eu refresco sua memória.


Pois bem, hoje vim novamente falar desse maravilhoso destino, porém, com outro intuito; o de alertar sobre o uso (in)sustentável do turismo.
Hoje em dia toda forma de administração e empreendimento deve ser pensado com sustentabilidade, é o tema do século e no Turismo não é diferente. 
O turismo já foi taxado por muitos como o principal fator de degradação do meio ambiente, mas sabemos ou deveríamos saber que o turismo feito por Profissionais Capacitados, é um importante meio para a preservação e conservação do natural, cultural e histórico, conscientizando não só os turistas mas também a comunidade local.
O turismo desenvolvido com sustentabilidade faz com que seja trabalhado os três pilares simultaneamente, ou seja, socialmente e ecologicamente suportável, ecológico e economicamente viável, economicamente e socialmente equitativo.




Foi lendo um artigo no site CicloVivo que falava do turismo fora de controle em Paraty que resolvi criar esse post. O artigo fala do aumento da demanda de turistas na temporada 2009/2010 e dos números expressivos que Paraty recebeu durante o ano novo e no carnaval, trazendo "benefícios" financeiramente, porém o resultado pós folia é de degradação de um destino com belezas encantadoras.
Praia de Trindade por Guilherme Torres | Fonte: Flickr
Para minimizar esses problemas o instituto EcoBrasil e o BioAtlântica em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, fará pesquisas na área para tentar controlar o fluxo de turistas no destino, assim como já é feito em outros locais como Fernando de Noronha. 
Então faço aqui um apelo quase solitário aos políticos, comunidade receptora e emissora, pessoas envolvidos com o turismo.


Vamos levar o turismo a sério, trabalhar com ética e visando sempre a sustentabilidade. Fazer turismo não é apenas montar seus pontos de venda, criar dois ou três pacotes e vender em massa de forma desordenada. Há todo um conjunto a ser trabalhado para que esse destino possa ser aproveitado por muitas e muitas gerações!!!
Pra que chamarmos os "bombeiros" se podemos evitar o fogo?



Leia aqui o artigo do CicloVivo na íntegra.


______________________________
O blog está no twitter também, 
Dicas de posts, sugestões ou críticas?
Mande um e-mail para chooseyourtrip@hotmail.com

4 de março de 2011

Carnaval para todos.

Carnaval chegando e você já deve ter comprado seu abadá, escolhido seu bloco, escola de samba e se preparando fisicamente e psicologicamente pra todos esses dias de muita folia, certo? Certo, porque você é esperto e já deve estar em Recife pro Galo da Madrugada, pois viu as dicas aqui no blog e se encantou com o axé das pessoas de lá.
Mas você que por alguns tantos motivos não pode ir a grandes centros carnavalescos como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Olinda, eu trago outras opções.

Sua cabeça ao pensar em carnaval tende a ir longe, lembrar das horas de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo que passa na TV, no trio elétrico de Ivete em Salvador, os foliões em Recife e Olinda, o que acaba fazendo com que você não enxergue o quão grandioso é o carnaval da sua cidade, região e redondezas. 

Pequeno flashback da minha vida: Ano passado a convite de uma amiga da ex namorada, fomos a Cerquilho-SP. Cidade a aproximadamente 100Km da minha (Botucatu-SP) e que eu particularmente não fazia idéia que existia. Não sou um folião de experiência e talvez não tenha tanta propriedade para falar de CARNAVAL, mas sei reconhecer um bom evento, uma boa festa, bons serviços prestados com qualidade e segurança, características essas que adquiri na minha faculdade de Turismo. E gente, é ótimo o carnaval lá. 
Esse ano vou a Pardinho-SP, cidade que fica a menos de 30Km da minha, com pouco mais de 5.000 habitantes, número que chegará quase ao dobro nessa época do ano, isso porque uma grande fatia da população de Botucatu (aproximadamente 120.000 habitantes), e de outras cidades da Região do Pólo Cuesta, irá pular o carnaval por lá.
Carnaval do interior é diferente, e sem dúvida não perde para nenhum outro.

Conversei com a blogueira, colega de profissão e Presidenta do Fórum de Turismo Região Grandes Lagos Karina de Moraes que me indicou o carnaval em Votuporanga-SP o qual adorei as propostas e que me convenceu de que é um ótimo destino para os foliões da região, do estado e do Brasil.
A estrutura oferecida pela região é programada para atender a mais de 100 mil foliões - "Nossa região se destaca por ser extremamente acolhedora, além das paisagens naturais, segurança, boa comida e traquilidade, por isso caiu no gosto de turistas do país e até fora daqui. Sem contar que o grande número de turistas aumenta o procura por mão-de-obra temporária, gerando emprego e possibilitando o surgimento de novos empreendimentos, aquecendo a economia de cada município”, explica Karina de Moraes.

Quer conferir a programação do carnaval em Votuporanga, Fernandópolis, Palestina e outras cidades da Região Grandes Lagos é só clicar bem AQUI que eu te redireciono para o post exato no blog GRANLAGOS.

Aqui estão dois exemplos de regiões distintas do interior Paulista em que o Carnaval BOMBA!!! Será mesmo que aí na sua cidade ou em um raio de 100KM pelo menos não tem um carnaval tão agitado quanto os dos principais centros?

Organize-se e vá para o agito. Depois se a ressaca moral permitir mande um e-mail para chooseyourtrip@hotmail.com contando como foi.


Abaixo uma música com tema de Carnaval da Banda Cinzel - O ritmo não é carnavalesco, é mais pra um Rock talvez.



Encontre mais artistas como Cinzel em Myspace Music


______________________________

O Choose Your Trip está no twitter também