25 de fevereiro de 2011

Virada Cultural Paulista 2011 - Botucatu

O Governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin junto com o secretário da Secretaria da Cultura do Estado anunciou nesta terça (22/02), as cidades que receberão a Virada Cultural Paulista que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio, qual foi minha surpresa, quando li Botucatu figurando pela primeira vez entre os municípios que terão a honra de receber esse evento.
Além da minha terra, Botucatu; outras cidades também irão receber o evento.

Araçatuba, Araraquara, Assis, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

O Secretário da Cultura do município de Botucatu comentou sobre a escolha da cidade - Isso não acontece por acaso ou meramente por interferência política. O André Sturm, coordenador da Secretaria da Cultura, esteve em Botucatu e comprovou o enorme potencial que a cidade tem para abrigar grandes eventos culturais. Essa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado será um marco para a cidade e consolida Botucatu como um pólo cultural importante. Desde já convido toda a população a participar da Virada Cultural. Serão 24 horas de intensa programação. Tenho certeza que realizaremos um evento inesquecível

A divulgação prévia das atrações revelou nomes como o mágico e humorista Ben Ludmer ele é demais, Cachorro Grande, Zeca Baleiro, Autoramas, Ana Canãs, Soundtrackers, a peça teatral "Com quem fica o coração", Orquestra Sinfônica de Botucatu, Jazz Sinfônica, entre outros.
No município de Botucatu as atrações serão divididas entre o Teatro Municipal "Camillo Fernandezs Dinucci" e um palco que será montado na Avenida Santana, próximo a Catedral, em frente a Prefeitura, na Praça Professor Pedro Torres.



O que é essa tal de Virada Cultural?
A Virada Cultural é um evento realizado anualmente desde 2005 pela Prefeitura de São Paulo com o intuito de promover 24 horas ininterruptas de diversas atrações culturais como, musicais, artes, peças de teatros, histórias, entre outros.
O evento foi inspirado no "Nuit Blanche" de Paris, evento também voltado a aspectos culturais, neste caso a arte contemporânea.
O inicio será as 18:00 horas do dia 14/05 e encerrará às 18:00 do dia 15/05.

A Virada Cultural Paulista é um evento derivado do que acontece na capital, porém esse se estende para diversas cidades do interior e litoral paulista.



As atrações ainda estão sendo discutidas, podendo ter muitas outras e as vésperas do evento postarei aqui a programação completa.
Mas já faço o convite para você que se interessou de vir conhecer Botucatu, minha cidade e a Virada Cultural Paulista. 


Um video do mágico e humorista Ben Ludmer no quadro Humor na Caneca do Programa do Jô. Confiram, é sensacional.

22 de fevereiro de 2011

"Se você é Brasileiro, tá na hora de conhecer o BRASIL" #2

Continuando nossa jornada por Terras Brasileiras, chegou a hora de conhecermos um pouco mais sobre o Brasil, um pouco mais sobre Santa Catarina e porque não um pouco mais de países da Europa, principalmente Alemanha? Não entendeu?! Vem comigo que eu te explico.

O Brasil já é conhecido por suas diversas etnias, e o Estado de Santa Catarina não fica de fora, portugueses, italianos e principalmente alemães vieram parar no Brasil e tudo isso fica claro e evidenciado logo nas construções arquitetonicas, inspirados nas alemãs, holandesas, austríacas, portuguesas e italianas.
Para dar ainda mais um charme europeu, no oeste e planalto serrano é comum geadas e até neves; portanto, você que sempre quis ver neve deixo a dica para conhecer Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici onde as temperaturas podem chegar a -15 ºC.
No mês de outubro na cidade de Blumenau acontece a Oktoberfest a 2ª maior do mundo perdendo apenas para a de Munique na Alemanha.

Sim, mas o que Santa Catarina tem de brasileiro?


Se você viu o vídeo e ainda não se convenceu, saiba que Santa Catarina tem muito mais a oferecer, a capital Florianópolis conhecida como a Ilha da Magia por suas belezas naturais e mulheres, sim, mulheres; as catarinenses levam o título dado por muitos marmanjos como as mais belas mulheres brasileiras.
A praia de Bombinhas, considerada a capital brasileira do mergulho e o Farol de Santa Marta, o maior das Américas.
Agora você que gosta de algo mais requintado, pode ir a Jurerê, o bairro é dividido em Jurerê Internacional, totalmente planejado e com extremo conforto e luxo e do outro lado a Jurerê Tradicional, habitado por moradores mais antigos com um toque manezinho; que no meu caso, aconselharia essa outra parte devido ao envolvimento com a comunidade o que é importantíssimo para a cultura, e turismo.

Agora, faça suas malas e #ChooseYourTrip


Nota Mental Particular: Ir a pelo menos uma Oktoberfest antes de partir dessa para melhor.


___________


Agora o blog está no twitter também, 
siga aqui @chooseyourtrip






16 de fevereiro de 2011

"Se você é Brasileiro, tá na hora de conhecer o BRASIL" #01

Você é Brasileiro e não conhece o Brasil? Tem oportunidades de viajar, mas prefere conhecer a Europa? Ásia? EUA?
As próximas postagens serão para convencer você de que Turismo é aqui; um País com enorme leque de opções históricas, culturais, naturais; rico em encanto, simpatia, magia, belezas, etc...(este texto continuaria).

Confiram abaixo o vídeo institucional feito pelo Ministério do Turismo para promover o Brasil, aos brasileiros.

"Se você é Brasileiro, tá na hora de conhecer o BRASIL"

E que Brasil é esse?


É o Brasil dos pampas, do chimarrão, churrasco, é o Brasil no ritmo do vanerão.
É o Brasil de imensas tradições, culturas e o brasileiro cujo patriotismo por sua região tem de ser admirada e copiada. 
É o Brasil do Canion Itaimbezinho, das Araucárias, das ruínas jesuíticas de São Miguel das Missões, Patrimônio da Humanidade.

É o Brasil do Rio Grande do Sul!!!

Faça suas malas e #ChooseYourTrip

___________


Agora o blog está no twitter também, 
siga aqui @chooseyourtrip


10 de fevereiro de 2011

"Ei pessoal, vem moçada! Carnaval começa com Galo da madrugada" ♫

O carnaval vem chegando e de certo vocês estão se preparando pra muitos dias de folia, diversão, agito, samba, axé e poucas horas de sono certo?


Mas antes do carnaval, têm muitos agitos por esse Brasilzão. São pré-carnavais, esquentas, mini-folias, e diversos outros eventos por aí a fora; mas um que você certamente não pode deixar de conhecer é o Galo da Madrugada que sela a abertura do carnaval em Recife-PE.


Até porque, não podemos desconsiderar um evento que reuniu mais de 2 milhões de foliões no ano de 2009; é considerado Patrimônio Imaterial de Pernambuco e reconhecido pelo Guiness Book o maior bloco de carnaval do planeta.
Com esse currículo fica claro que o Galo da Madrugada não pode deixar de faltar para você que adora um calor humano e muito agito.


O sucesso do evento foi tão grande que a Prefeitura decidiu construir um galo gigante sobre as aguas do rio Capibaribe. 




Esse ano o evento será realizado no dia 05/03 (sábado), e será o 34º desfile que fará uma homenagem a todos os pernambucanos que mesmo longe, não deixaram de amar Recife a Veneza brasileira leiam o P.S.
Pra você que teve bebês frutos de outros carnavais, tem o Pinto da Madrugada; O bloco infantil foi criado no ano passado para que pais e filhos pudessem curtir toda a foliazinha.


Matinê do Pinto da Madrugada 
Data: 13 de fevereiro (domingo)
Local: Palácio Enéas Freire (Rua da Concórdia, 984, Bairro de São José)
Horário: a partir das 10h
Entrada: 2kg de alimento não perecível
Informações: (81) 3224.2899



Vou deixar aqui um video com o Hino do Galo da Madrugada, a música está na minha cabeça até agora. Confiram:

Quer ter mais informações sobre o evento? Clique aqui (site oficial).

PS: Eu particularmente não concordo com o "título" de Recife ser a Veneza brasileira; se tiver que haver uma comparação, acredito que Veneza é a Recife italiana.

_______________________________________________________________________________________


E você tem sugestões de posts? Críticas?
Mande seu e-mail para chooseyourtrip@hotmail.com






3 de fevereiro de 2011

Saboreando o Turismo

O blog traz outra novidade para vocês leitores, o quadro agora é Saboreando o Turismo e trará dicas de cultura gastronomica, culinária, restaurantes, etc...
Pois é gente, gastronomia é cultura e culutra é turismo, logo gastronomia também é turismo.

A primeira dica vem da região norte do Brasil, onde os pratos sofrem muita influência de igredientes indígenas.
Pratos como Tacacá, Pato no Tucupi, Açaí, são muito apreciados por turistas, principalmente os gringos que adoram a culinária da região.
Então pra você turista que está pensando em ir a Manaus (AM), deixo a dica de apreciar um bom Pirarucu à Casaca no restaurante Banzeiro que em menos de um ano foi eleito a melhor cozinha amazonica. Não tem nenhuma comissão aqui.


Agora, você que está atolado de trabalho, voltando as aulas e não tem tempo pra tirar umas férias tão merecidas e ir a Manaus curtir os atrativos e apreciar esse delicioso prato típico amazonico feito por especialistas, não desanime; encarne Ana Maria Braga e mão na massa, alias no Pirarucu.


 O prato têm igredientes bastante específicos, como o próprio peixe seco, sendo a parte do lombo, farinha de uarini e batatas portuguesas. O como é preparado também é um pouco complicado, mas lembre-se você é a Ana Maria, e se precisar de ajuda; convide o vizinho (a) e chame-o de Louro José para te ajudar.

Os igredientes e modo de preparo você pode encontrar aqui.

Espero que tenham gostado do tema de hoje que é realmente delicioso, talvez um dia poste aqui um video meu na cozinha, preparando um suco de laranja, miojo, macarrão ou quem sabe, minha especialidade, arroz e feijão na frito com mortadela, queijo e qualquer coisa.

Então, mochila nas costas e #ChooseYourTrip